Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: O Ciclo dos Dentes - um texto sobre amor

Usuário(a) Sênior
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Conquistas:
    Engajado(a) na comunidade Social Criador(a) de conteúdo - Master 50000 Pontos de Experiência

Padrão O Ciclo dos Dentes - um texto sobre amor

Não foi hoje que a ideia para essa crônica surgiu. Na verdade, o argumento que pretendo explorar vem se apresentando a mim gradativamente ao longo dos últimos nove anos e alguns meses - a saber, o tempo decorrido desde o dia em que adquiri a credencial mais importante da minha vida: uma em que está escrito "Mãe". O que tenho pensado, por quase uma década é que a vida se apresenta em ciclos - com trajetórias maiores ou menores, mais ou menos óbvias, felizes ou nem tanto - movimentos de vida que vão a algum ponto e retornam, trazendo consigo os aprendizados e encantamentos que lhe são próprios. As pessoas surgem e desaparecem, a terra se aproxima do sol e recua, as marés têm sua dança própria, relações são construídas e desfeitas, para daí a um tempo ressurgirem com outra cara, outro sotaque, outras pessoas. A verdade é que a vida dança à nossa frente e deixa conosco alguns sinais de sua coreografia. E nesse bailado, vendo minhas filhas crescerem, cheguei à conclusão de que o amor de mãe acompanha o que passei a chamar de "O Ciclo dos Dentes".

Eu explico.

Quando minha primeira filha nasceu, fiquei apaixonada por ela de uma maneira tão sobrenatural, que gostaria que ela permanecesse daquela forma em que eu a encontrei para todo o sempre. Eu tinha em minhas mãos uma boneca semitransparente, praticamente careca e banguela. Tudo naquela criança era a expressão do meu encantamento. Tudo era novidade e representava a maior perfeição que eu jamais observara. Daí meu desejo de que nada mudasse. E uma noite eu sonhei que a minha pequena sorria para mim com a boca cheia de dentes. Nunca vou conseguir explicar a ninguém, leitor querido, a ira que me acometeu no sonho. Eu queria saber quem era responsável por todos aqueles dentes no meu bebezinho banguela. E queria que a pessoa que inventou tudo aquilo providenciasse a remoção de todos aqueles indícios de que o tempo passaria, mesmo que eu quisesse retê-lo.

E acontece que o tempo, de fato, passou. A parte boa é que, quando os dentinhos de leite lá foram marcando presença no sorriso de minha filha, o encanto só aumentava. Lá estava a mãe babona, exibindo os dentinhos da filha como se fossem o maior troféu do mundo. E eles eram! Aquelas perolazinhas eram a expressão de como o tempo transforma as coisas, as pessoas, os sorrisos e o amor - que naquele caso só fazia crescer.

Durante muito tempo apaixonei-me por aquele sorriso cheio de dentes de leite, pequenos e delicados. Até que foi chegando a época de dar adeus a eles, aceitar a visita da fada do dente e entender que a vida é assim mesmo, cíclica - sempre substituindo algo, levando coisas e trazendo outras em seu lugar. Assim, os dentinhos de leite deram lugar a dentões que pareciam chicletes numa boquinha pequena, num rosto delicado e tremendamente infantil que - valha-me Deus! - está mudando para um rosto de adolescente.

Que maravilha, observar essas mudanças e ver o quanto esse sorriso está ficando parecido com o meu. Sabe, leitor, acho que as mães nunca deixam de procurar traços de si nos filhos. Eles são como espelhos que nos mostram que algo de nós transcende, tapeia o tempo e vai além. O sorriso novo de minha filha me mostra que, sim, a vida muda; e não há nada que possamos fazer, a não ser observar sua beleza. E o que mais poderíamos fazer?

Com minha filha mais nova, o processo já está começando também. As banguelas vão surgindo, trocando meu bebê por uma menina - que vai crescer, viver, amar, cometer seus erros e acertos e que - queira Deus! - terá a oportunidade de contemplar esse mesmo ciclo no rosto infantil e absurdamente terno de filhos gerados em seu ventre.

A vida é assim, não é? Os dias se sucedem, modificam e desenrolam. Os ciclos acontecem. O que existe para ser mostrado sempre aparece. E o que existe para ser memória para lá vai depressa.

Afinal, o amor não é matéria que diminua com o tempo. Não o amor do qual eu estou falando. Esse tipo de amor, você deve saber, leitor querido, é do tipo que só aumenta. Especialmente porque as mudanças trazem coisas novas pelas quais o amor vai sempre se encantar.

Sou feliz por acompanhar esse ciclo virtuoso de mudanças e de vida. Sou grata pela vida que se modifica diante dos meus olhos, acompanhando meus sorrisos e mandando-me beijos lindos e sempre renovados. Porque acho que é disso que o amor se faz. É disso que preciso para viver bem feliz.

Uma excelente noite a todos.

Beijinhos
    Fê Coelho

2. Os seguintes 4 usuários agradeceram à Fernanda Coelho por este post:

Coiso (06-09-2016), lunacrystallhop (14-11-2013), Naninha (27-03-2013), Selene (27-03-2013)

Toca Fun! Avatar de messy
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Pontos: 8.434, Level: 39
    Atividade geral: 6,0%
    Conquistas:
    Tagger - Segunda Classe Engajado(a) na comunidade Social 5000 Pontos de Experiência Criador(a) de conteúdo - Master

Padrão

Que saudoso...Lembrei do meu 1º dente a "cair", eu tava comendo e o dente ficou "enfincado" no pão....lembro até do pão todo sujo de sangue e minha mãe mandando eu jogar meu dente no telhado..."Morão, Morão, tome teu dente podre e me dê um são...." Táquinfim Fernanda Coelho da Páscoa, achou que mereciamos ser agraciados com um texto dela aqui na toca...

.

"Entre dois acontecimentos prováveis, sempre acontece um improvável."
    Lady Murphy

4. O seguinte usuário agradeceu à messy por esse post:

Fernanda Coelho (26-03-2013)

Toca Fun! Avatar de gu1le
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Pontos: 56.120, Level: 100
    Atividade geral: 8,0%
    Conquistas:
    Tagger  - Primeira Classe Engajado(a) na comunidade Social 50000 Pontos de Experiência Criador(a) de conteúdo - Júnior

Padrão Dentes

Verdade Fer. Eu q sou pai e sustento meus 2 filhos 1 mina d 6 anos e 1 boy d 5 meses (q ñ quero q cresça) kkkk entendo vc.
    Agora 1 desafio kta.
    Mate 6 personagens.
    Armas:
    1-urso
    2-moinho
    3-espada
    4-formigas
    5-lobos
    6-sarampo
    E aê?
    Aceita?
    :)

“A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão.”
    (*¥*)
    - Francis Bacon

6. O seguinte usuário agradeceu à gu1le por esse post:

Fernanda Coelho (27-03-2013)

Usuário(a) Sênior
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Conquistas:
    Engajado(a) na comunidade Social Criador(a) de conteúdo - Master 50000 Pontos de Experiência

Padrão

Citação Postado originalmente por gu1le Ver Post
    Verdade Fer. Eu q sou pai e sustento meus 2 filhos 1 mina d 6 anos e 1 boy d 5 meses (q ñ quero q cresça) kkkk entendo vc.
    Agora 1 desafio kta.
    E aê?
    Aceita?
    :)
    Ai, gu1le, tenho vontade de ter um treco, quando isso acontece. Mas não vou prometer escrever o desafio. Estou tentando abraçar o mundo, pensando que é uma bola. Vou tentar. Se der certo, ok. Mas por favor não fique bravo se eu não conseguir. Beijão

8. O seguinte usuário agradeceu à Fernanda Coelho por esse post:

gu1le (27-03-2013)

Tópicos Similares

1. Sobre Amor e Rosas
    Por Naninha no fórum » Prosa / Poesia
    Respostas: 6
    Último Post: 19-05-2010, 08:24

Marcadores

Permissões de Postagem

Sobre nós
© 2006 - 2017. tocadacoruja.net

• » FAQ